Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação

Agência Brasil

Ministério da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação
Foto: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7), em São Paulo, a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional. Segundo o ministério, a partir dos três anos de idade, as vacinas de covid-19 podem ser administradas de forma simultânea ou com qualquer intervalo com os demais imunizantes. 

A partir de segunda-feira (8), cerca de 40 mil salas de vacinação em todo o país estarão abertas para aplicar doses de 18 tipos de imunizantes previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A campanha terminará no dia 9 de setembro. A vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Leia também:

Com biossegurança nível 3, laboratório da UFSM será primeiro do interior do Estado a realizar pesquisas com cepas vivas do coronavírusPiso salarial da Enfermagem: impacto no orçamento dos municípios gaúchos pode chegar a R$ 244 milhões

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:  

Hepatite A e BPenta (DTP/Hib/Hep B)Pneumocócica 10 valente VIP (Vacina Inativada Poliomielite)VRH (Vacina Rotavírus Humano) Meningocócica C (conjugada) VOP (Vacina Oral Poliomielite)Febre amarelaTríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela)DTP (tríplice bacteriana)Varicela HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)

Para adolescentes:

HPVdT (dupla adulto)Febre amarelaTríplice viralHepatite BdTpa Meningocócica ACWY (conjugada)

Desafio

Ao participar do lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que o último caso de pólio no Brasil foi registrado em 1989. Segundo ele, a cobertura vacinal da população está diminuindo em todo o mundo, principalmente durante o período da pandemia de covid-19. O ministério espera vacinar cerca de 14.3 milhões de pessoas contra a polio. Todos os imunizantes ofertados têm registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa Maria Anterior

Confira o calendário de vacinação contra a Covid-19 para os próximos dias em Santa Maria

Obra da Avenida Brasil é entregue e anel viário do entorno do Hospital Regional está concluído  Próximo

Obra da Avenida Brasil é entregue e anel viário do entorno do Hospital Regional está concluído 

Geral